Agostinha Moreira elabora obras que percorrem várias variantes das artes plásticas, como a pintura, cerâmica, vidro, mosaico e fundição de bronze. Muitas vezes os seus trabalhos caracterizam-se por uma exploração e combinação de técnicas tradicionais com inovações originais, deambulando entre o figurativismo e o abstraccionismo.

As suas obras de cunho mais académico, mais não são que pretextos para enfatizar uma portugalidade feita de valores e tradições que ainda perduram de forma muito especial no norte do país, pese embora cada vez mais em desuso.

Com a inclusão nas suas obras de elementos decorativos de índole popular, como motivos de bordados minhotos ou imagens de um povo autêntico, Agostinha Moreira dá continuidade e reafirmação a uma identidade colectiva cada vez mais ameaçada nos tempos que correm.

A artista estabelece uma linha de coerência, entre as fontes de inspiração e o processo criativo, remetendo o leitor para um universo, que emergindo do pretérito é sem dúvida pleno de contemporaneidade pela introdução de elementos irreverentes mas integrantes.


PROFESSORA DOUTORA TERESA ALMEIDA
Teresa Almeida, Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica para Artes, i2ads Institute of Research in Art, Design and Society, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto
Novembro 2011